O PDV é uma tela feita especificamente para operações rápidas no balcão (vendas, recebimentos, consultas, etc.). Ela não possui tantos campos quanto a tela de Saídas de estoque justamente para agilizar os processos a serem realizados.
As telas utilizadas nas explicações deste tópico foram capturadas com o layout Ribbon, utilizamos esse layout para facilitar o a localização das opções. Lembrando que esse layout pode ser alterado em seu PDV, para isso basta acessar a aba Utilitários -> Configurações do Sistema -> Layout do PDV.
O PDV do Hábil Empresarial está preparado para que você possa operá-lo completamente através do teclado. Veja a imagem abaixo para saber como descobrir o atalho que pode ser usado para chamar a função de cada recurso do PDV:
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Observe que os botões possuem teclas de atalho. Se você pressionar F6 por exemplo, será aberta a tela para Consulta de Produtos. Se pressionar F8, será aberto o menu do botão Cancelamentos.
Estando com alguma tela do PDV aberta, como a tela do cadastro de clientes, por exemplo, pressione a tecla Alt e veja que alguns componentes tiveram um caractere sublinhado (os botões da tela, principalmente), indicando que este é o caractere (letra ou número) de atalho para aquele componente.
Por exemplo, na tela de cadastro de consulta de clientes, ao pressionar Alt você verá o botão OK com a primeira letra sublinhada. Você também verá as área 1. Lista, 2. Saídas e 3. Resumo com o primeiro caractere sublinhado. Ao pressionar Alt + 2, por exemplo, será aberta a área 2. Saídas.
Utilize também a tecla TAB para navegar entre os campos da tela.
Abaixo você encontra algumas informações importantes sobre o uso do PDV do Hábil Empresarial. Sugerimos a leitura de todos os tópicos abaixo antes de iniciar o trabalho com esta tela.
Ao abrir o PDV, todos os recursos da tela estarão desabilitados. Para poder iniciar o trabalho nesta tela você deve, primeiramente, fazer a abertura do Caixa. A abertura do caixa indica o início das operações a serem realizadas no PDV.
Clique no botão Caixa (F3), disponível na parte superior da tela, e escolha a opção Abertura do Caixa. Ao clicar nesta opção você verá a tela abaixo:
Depois de preencher os campos desta tela, clique no botão OK para confirmar a abertura do caixa. Ao fazer isso, você observará que os recursos do PDV, disponíveis no topo da tela, foram habilitados. |
Depois de abrir o caixa, o recurso Abre Venda (F4) será habilitado no topo da tela. Ao abrir uma nova venda o PDV pode exibir a tela abaixo, que será usada para escolha do tipo de pagamento:
IMPORTANTE ! Se você deseja que esta tela não seja exibida toda vez que uma nova venda é aberta, você pode configurar o PDV do Hábil Empresarial para abrir todas as vendas usando um tipo de pagamento padrão.
Para isso, você deve abrir o Hábil Empresarial e acessar a tela disponível no menu Utilitários > Configurações do Sistema. Abra a área Opções do PDV e configure o campo Pgto Padrão. Se você escolher a opção Pedir sempre, a tela acima sempre será exibida na abertura da venda. Caso você escolha uma das outras opções, todas as vendas serão abertas usando o tipo de pagamento escolhido neste campo.
Por exemplo, se você escolher a opção Definir no final, sempre que uma venda for aberta, o PDV permitirá que você escolha se a venda será à vista ou a prazo no final da venda e não no início.
É extremamente importante que você efetue o cadastros dos seus Planos de Pagamento antes de iniciar as atividades no PDV. Caso você não tenha Planos de Pagamento cadastrado você não conseguirá fechar a venda.
Depois de escolher o tipo do pagamento você observará que os campos relacionados aos dados da venda foram liberados para que você possa preenchê-los. Observe a imagem e as explicações abaixo:
Depois de ter digitado as informações do produto, pressione a tecla ENTER para inseri-lo na venda. Ao fazer isso você notará que o produto foi adicionado a lista existente logo abaixo desta área da tela.
Repita o procedimento de digitação dos dados do produto até ter inserido todos os produtos da venda. Se você deseja consultar as formas de pagamento oferecidas pela empresa, antes de finalizar a venda, utilize o botão Planos de Pgto (F7).
Ao selecionar o vendedor na venda todos os produtos que forem adicionados serão associados aquele vendedor, porém se você esquecer de adiciona-lo no inicio da venda e começar com a inclusão dos produtos os produtos anteriores ficarão sem vendedor. Para isso o Hábil Empresarial disponibiliza uma ferramenta através do comando de teclado Alt + V, ou através do menu Outros -> Alterar o Vendedor em Todos, que permitirá que você atribua para todos os produtos e para a venda o mesmo vendedor.
Para fechar a venda, clique no botão Fecha Venda (F4). Você verá uma tela solicitando os dados finais da venda. Observe a tela e as explicações abaixo para saber como preencher os campos da tela:
Abaixo da lista de parcelas você verá as totalizações dos valores da venda. Se precisar, utilize os campos abaixo da lista para conceder um desconto ou acréscimo ao valor total da venda. Para concluir, clique no botão Salvar. Ao salvar a venda será solicitada a digitação dos detalhes do recebimento. |
Como Emitir Nota Fiscal Eletrônica pelo PDV
Requisitos necessários
Após realizar a venda você poderá gerar a nota fiscal eletrônica e emiti-la através do PDV. Está opção está disponível no sub-menu do botão Outros (F11).
Ao abrir a tela informe o Nro da Venda, você poderá pesquisá-lo, clicando na lupa, ou utilizar o número da última venda, clicando no botão com a seta azul, ou utilizar o Nro do Cupom, você poderá pesquisá-lo, clicando na lupa, ou utilizar o número do último cupom, clicando no botão com a seta azul.
Após selecionar o Nro da Venda ou o Nro do Cupom, basta clicar no grupo Dados da venda selecionada para que as informações da venda escolhida sejam carregadas. Em seguida clique no botão Gerar NFe para gerar e emitir a nota fiscal eletrônica.
Atenção! Para poder emitir notas fiscais eletrônica é necessário informar uma CFOP para a venda, como no PDV não pode ser inclusa essa informação no mento da venda você deve configurar o Hábil Empresarial PDV para preencher esse campo automaticamente, para isso, no Hábil Empresarial acesse o menu Utilitários > Configurações do Sistema, na aba Opções PDV preencha os campos CFOP Padrão com a CFOP de venda para dentro de estado, e o campo CFOP Padrão Fora com a CFOP de venda para fora do estado. Após as configurações basta clicar no botão Salvar e em seguida no botão Fechar.
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Como efetuar trocas
O recurso Troca do PDV é utilizado para realizar trocas de produtos vendidos. Ele está disponível no sub-menu do botão Outros (F11). Ao abrir Outros (F11) > Troca você precisará informar o número da venda (ou o número da nota, ou ainda o código da movimentação de estoque) e clicar no botão Localizar.
Clicando no botão Localizar você verá os dados e os produtos da venda informada. O que você deve fazer é escolher os produtos que estão retornando para o estoque, ou seja, os produtos a serem trocados. Para isso, digite a quantidade a ser trocada, na coluna Qtde Troca* da lista de produtos da tela de troca.
Após indicar as quantidades a serem trocadas, clique no botão OK. O sistema retornará para a tela do PDV abrindo uma nova venda. No rodapé da tela você verá o valor da troca, que corresponde ao crédito que o cliente possui para trocar produtos.
O que você precisará fazer é incluir os produtos que estão sendo trocados e salvar a venda normalmente. Ao fazer isso, o PDV do Hábil Empresarial utilizará automaticamente o crédito do cliente, gerado na troca, como forma de pagamento. Neste momento, pode ocorrer uma das três situações a seguir:
Neste caso, não haverá necessidade de lançar valores financeiros e o programa irá mostrar a mensagem "Fechando a Venda" e irá finalizar a venda da troca.
Quando o valor da nova venda é inferior ao valor do(s) produto(s) trocado(s), o PDV exibirá a seguinte mensagem "O Valor *$,$$* será lançado como crédito para o cliente", e a venda será finalizada. Por exemplo, se um produto no valor de R$ 50,00 for trocado por outro produto no valor de R$ 30,00, o PDV lançará os R$ 20,00 restantes como crédito do cliente.
Este crédito poderá ser usado em vendas posteriores para o mesmo cliente, desde que você crie um Plano de Pagamento que aceite este tipo de movimento financeiro.
Quando o valor da nova venda excede o valor da troca (ex.: quando o cliente leva um produto de maior valor do que o trocado), o PDV utiliza todo o crédito gerado na troca e solicita o recebimento do valor restante.
Por exemplo, se um produto no valor de R$ 20,00 for trocado por outro produto no valor de R$ 35,00, o PDV utilizará os R$ 20,00 do produto trocado como parte do pagamento e solicitará o recebimento dos R$ 15,00 restantes.
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Para fazer recebimentos clique no botão Recebimentos (F9) disponível no topo da tela principal do PDV. Esta tela será usada para fazer recebimentos de contas ou parcelas geradas através de vendas pelo PDV. Veja abaixo:
Depois de abrir a tela, localize o cliente o qual você deseja receber uma ou mais contas, clicando no botão ou informe o código dele, o qual você deseja receber uma ou mais contas. Em seguida será exibida as contas pendentes do cliente selecionado. Escolha as contas que deseja receber e clique no botão Receber. Feito uma a tela de Dados do Recebimento será exibida.
Nela informe o valor que será recebido de cada forma de pagamento, após isso clique em Continuar para finalizar. |
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O Menu Fiscal fica disponível na forma de um botão, no topo da tela principal do PDV, ao lado do botão Outros (F11). Este menu somente é habilitado se o arquivo Habil.fis estiver salvo na pasta de instalação do Hábil Empresarial. Para obter mais informações sobre este arquivo, entre em contato com a Koinonia Software através do telefone (0xx46) 3225-6234 ou pelos e-mails vendas@habil.com.br e suporte@habil.com.br.
Veja abaixo a explicação para cada recurso disponível no Menu Fiscal:
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A partir da versão 7.2 do Hábil Empresarial está disponível a integração do TEF Dedicado utilizando a dll CliSiTef. Veja abaixo as configurações necessárias para realizar o recebimento com cartões.
Requisitos necessários
1ª Etapa Entre em contato com nosso departamento de vendas através do telefone (0xx46) 3225-6234 para solicitar o contato com um dos nossos parceiros para a instalação das DLLs do CliSiTef, isso devido ao fato de ser uma solução de terceiros, onde haverá custos separados do sistema.
2ª Etapa Para efetuar as configurações será necessário que você emita uma Leitura X da sua impressora fiscal. Com o Hábil Empresarial aberto acesse a aba Utilitários > Configurações do Sistema > aba Cupom Fiscal. Marque a opção Usa TEF, preencha o campo Cheque e o campo Cartão com o número da sequencia impressa na Leitura X.
Exemplo: Meios de pagamento impressos na Leitura X
No Hábil Empresarial será preenchido da seguinte forma:
Feito isso verifique as Formas de Pagamento da Impressora Fiscal na lista, onde a coluna da Esquerda é uma descrição da forma de pagamento utilizada pelo Hábil Empresarial e a coluna da Direita você deve alterar conforme as descrições impressas na Leitura X, lembre de manter letras maiúsculas e minúsculas, como mostra a imagem abaixo.
Com as configurações finalizadas clique no Salvar e em seguida no botão Fechar.
Após fazer as configurações acesse a aba Arquivos > Cartões. Agora os cartões que serão utilizados no TEF do PDV altere a opção Tipo de Rede para SiTEF, como mostra a imagem abaixo. Feito isso basta salvar as alterações.
Agora ao finalizar uma venda utilizando a forma de pagamento do tipo Cartão aparecerá a seguinte tela:
Nela apenas digite o número correspondente a opção deseja e em seguida clique no botão OK.
Para consultas e outras opções acesse o menu administrativo do Tef Dedicado, do menu Outros (F11) -> TEF - SiTef.
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A emissão do NFC-e é efetuada através de dois programas, o PDV e o Emissor. O PDV é responsável por efetuar a venda e montar o arquivo que será enviado, já o Emissor é responsável por assinar digitalmente o arquivo gerado pelo PDV e transmiti-lo para o WebService da SEFAZ do seu Estado.
Configurando Primeiramente será necessário executar o programa Hábil Emissor, que está localizado na pasta de instalação do Hábil Empresarial, geralmente localizada no endereço: C:\Arquivos de Programas\Koinonia Software\Habil Empresarial Ao abrir será mostrada a tela abaixo:
Configuração deste Servidor
Servidor do Hábil
Dados do Proxy O preenchimento dos campos deste grupo somente são necessários se a internet de sua empresa for controlada por um servidor Proxy. Caso sua empresa não possua esse tipo de controle apenas ignore essa configuração.
Aba Opções da NFC-e
Após concluir as configurações do Emissor será necessário configurar o PDV, com o programa aberto acesse Outros (F11) -> NFC-e Configurações, como mostra a imagem abaixo.
Ao clicar sobre a opção uma nova janela abaixo será aberta, nela preencha os campos conforme o solicitado.
Token: O Token é um código de segurança alfanumérico usado para garantir a autoria e a autenticidade do DANFE NFC-e, gerado pela Secretaria da Fazenda do Estado do emitente, é utilizado em ambiente de Produção, ou seja, vendas com validade fiscal. Para maiores informações entre em contato com a SEFAZ do seu Estado. Caso você esteja utilizando em ambiente de Homologação (teste) não é necessário preencher o campo.
Fazendo Vendas Antes de iniciar as vendas você deverá abrir o caixa do PDV do Hábil Empresarial, para isso basta clicar no botão Caixa (F3) em seguida na opção Abertura do Caixa.
Depois de abrir o caixa, o recurso Abre Venda (F4) será habilitado no topo da tela. Ao abrir uma nova venda você observará que os campos relacionados aos dados da venda foram liberados para que você possa preenchê-los. Observe a imagem e as explicações abaixo:
Depois de ter digitado as informações do produto, pressione a tecla ENTER para inseri-lo na venda. Ao fazer isso veja que o produto foi adicionado a lista existente logo abaixo desta área da tela. Repita o procedimento de digitação dos dados do produto até inserir todos os produtos da venda.
Para fechar a venda, clique no botão Fecha Venda (F4). Será mostrada uma tela solicitando os dados finais da venda. Observe a tela e as explicações abaixo para saber como preencher os campos da mesma:
Abaixo da lista de parcelas você verá as totalizações dos valores da venda. Se precisar, utilize os campos abaixo da lista para conceder um desconto ou acréscimo ao valor total da venda. Para concluir, clique no botão Salvar. Ao salvar a venda será solicitada a digitação dos detalhes do recebimento.
Depois de finalizar a venda, a NFC-e é transmitida ao WebService do seu Estado e logo após isso acontecer, você poderá imprimir a DANFE da venda.
Modo de Contingência
O Modo de Contingência serve para gerar a NFC-e em modo offline quando o sistema não conseguir comunicar-se com WebService da SEFAZ do seu estado, devido a uma falha de internet deu defeito com computador que fará a emissão.
O procedimento para emitir a NFC-e em modo de contingência é bem simples. Ao finalizar a venda (quando não houver conexão com a internet) o Hábil Empresarial apresentará a seguinte mensagem:
Ao clicar na botão sim será gerado as duas vias do DANFE, uma para o estabelecimento e outra para o cliente.
Após a conexão com a internet ser restabelecida você poderá fazer o envio dessas NFC-e's que foram geradas em modo de contingência, para isso basta acessar o menu Outros (F11) -> NFC-e Contingências, será apresentada a seguinte tela:
Para fazer o envio das NFC-e's geradas pelo sistema em modo de contingência basta clicar sobre a NFC-e desejada e em seguida clicar no botão Enviar. |
Veja também: |